SIMDE E ABIMDE PROMOVEM REUNIÃO DOS CONSELHOS

O Simde (Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa) realizou na manhã de hoje (3/02), no Centro Cultural da Marinha, em São Paulo, reunião dos Conselhos, em parceria com a Abimbe (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. Durante a abertura do evento, o presidente da Abimde, Sami Youssef Hassuani falou sobre o momento vivido no país e a expectativa da indústria.

A seguir o General de Divisão, Antonio dos Santos Guerra Neto, apresentou a palestra “Projeto Cobra – O Futuro Combatente Brasileiro”. O projeto pretende aumenta a efetividade de combate do soldado brasileiro, inserido em sua área de operação. Segundo o General é importante destacar que o Ministério da Defesa pretende alavancar a indústria nacional. “Nenhum item será importado. Não estamos repelindo a indústria estrangeira, que é formada de grandes parceiros, mas queremos incentivar a indústria nacional”.

Para o presidente do Simde, Carlos Erane de Aguiar, o evento contribuiu para trazer alternativas ao mercado em um ano bastante difícil. “Acho que a ABIMDE, o SIMDE, as Federações certamente têm um grande papel nesse sentido, de ajudar as pequenas e médias empresas”.

O presidente afirma que a proposta do Exército será importante para inserir as pequenas empresas no mercado, daí a ideia de criar esse Seminário para aproximar os dois lados. “Achamos que um evento aqui na nossa casa, ficaria muito mais palatável para as indústrias pequenas e médias, uma vez que elas não têm como manter quadros técnicos para isso”.

Embora considere o Projeto Cobra “a cara da indústria brasileira”, Carlos Erane afirma que é preciso ter garantias de que esse Projeto não vai perecer como inúmeros outros no Brasil. “Tem muitos custos e muitos projetos sendo abandonados, sendo mudados a cada mudança de comando de governo, enfim, nós temos que ter foco, se é esse projeto que foi elencado como projeto básico do comando do Exército eu acho que o general é uma pessoa ideal para levar esse projeto até o fim. A gente tem a dificuldade de saber até quando um oficial desse gabarito fica na frente de um projeto desses, mas acho que temos também que ter recursos para que esse projeto não pereça”.

Após a palestra do General foram apresentados assuntos gerais e de interesse do setor. Ao final os presentes participaram de um brunch.

Comentários não são permitidos.