SIAMFESP realiza evento em parceria com a Accion

No dia 12 de março, o SIAMFESP recebeu em sua sede a equipe da Accion Sistemas, especializada em tecnologia e inovação e que há mais de uma década é parceira do Sindicato. O objetivo do evento (o segundo in loco após a pandemia) foi levar os participantes a refletir nos impactos da tecnologia na indústria e como a internet impacta nas vendas.

O diretor-executivo do SIAMFESP, Celso Daví Rodrigues, apresentou o encontro como muito importante por abordar um aspecto crucial da presença do varejo na internet: seu crescimento exponencial. “Entendemos que a internet não é importante apenas para vendas, mas para fixação e manutenção de marca, e a Accion pode nos mostrar como responder de maneira rápida a essa exigência do mundo online”, afirmou Rodrigues.

Em seguida, a palavra foi passada aos palestrantes da empresa, Edney Marcos Mossambani, CEO da Accion, e Adilson Lugli, Gerente de Projetos da empresa, que apresentaram o trabalho da empresa e de sua forte atuação no fornecimento de tecnologia para a indústria e o novo hub de gerenciamento de vendas desenvolvido por eles, o Conecta.

Mossambani falou que após ter estado na NRF 24, maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York no mês de janeiro, viu a necessidade de levar à indústria o que o mercado vê como tendência para avanço e sobrevivência.

Após apresentar algumas características dos consumidores da nova geração, o CEO da Accion afirmou: “existe um movimento que pode ser adotado por atores da indústria para que possam entregar aquilo que os consumidores estão pedindo, a começar por ações pequenas, como a presença no ambiente digital”.

Programa Conecta

Posteriormente, Adilson Lugli assumiu a direção da palestra para falar sobre o Conecta, uma plataforma que permite aos seus usuários gerenciarem diferentes Marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Shopee, Magalu e etc., facilitando aos empresários a presença no mercado digital e a migração para esse ambiente por parte daqueles que atuam apenas no cenário físico.

Uma das vantagens de se vender no digital, segundo Lugli, é o alcance, pois os marketplaces e e-commerces podem levar os produtos a lugares que fisicamente não chegariam com facilidade. “Isso pode trazer um aumento de faturamento, que é o objetivo de todo empresário, principalmente sabendo que o ambiente digital funciona 24h por dia”.

Visão dos associados

A sala cheia de associados do SIAMFESP permitiu um debate dinâmico acerca do impacto da internet nas vendas da indústria e do varejo, e alguns empresários deixaram sua opinião sobre o evento.

Um deles foi Vinicius Augusto Ramos, da Aluminio Fort Lar, que parabenizou o SIAMFESP pela ação de trazer temas tão atuais e relevantes ao setor. Sobre a presença da indústria no digital, Ramos afirmou: “a empresa que pode vender na internet (marketplaces ou e-commerce próprio) e não o faz, está atrasada alguns anos. É necessário ter presença digital”.

A opinião do empresário foi compartilhada por outros industriais, como Sérgio Romano, da Indústrias Coimbra de Ferragens, que além de ter elogiado o app Conecta para gerenciamento de vendas online, destacou que a imersão no mercado digital gera proximidade com os clientes, tanto em B2B como em B2C, sendo essa uma forma de estar mais conectado ao consumidor final.

As representantes do Star Seiki, Patricia Macaro e Pamela Alves estiveram no evento e concordaram entre si que o programa desenvolvido pela Accion é um fator que agrega muito à empresa na geração de resultados. “Nossa matriz já trabalha com produtos online e queremos seguir esse padrão de estrutura. Acho que para a indústria isso é crucial, porque assim se cria um contato direto com os clientes”, concluiu Pamela.

Comentários não são permitidos.