SIMEFRE APRESENTA BALANÇO ECONÔMICO ANUAL

Nova diretoria toma posse

Como ocorre todos os anos, o SIMEFRE realizou no dia 27 de novembro, o Seminário Anual com o balanço sobre os mercados de implementos rodoviários, veículos de duas rodas (bicicletas, motocicletas e peças); metro-ferroviário (passageiros e cargas) e ônibus.

No geral todos os setores registraram quedas, o único setor que se manteve estável durante o cenário de crise econômica foi o metro-ferroviário. Além de explanarem os resultados dos setores, os executivos também deixaram claras suas expectativas para o ano de 2016.

Após a apresentação do balanço, o economista e Prof. Antonio Lanzana (FEA-USP) abordou os cenários econômicos externos e internos e falou um pouco sobre o que esperar economicamente de 2016. “As expectativas e avaliações do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, mostram uma melhora na economia para 2016, depois de um 2015 ruim, mas não podemos atribuir o cenário mundial como fator principal da crise brasileira”, disse Lanzana.

Segundo o economista, o cenário internacional vai bem, a Europa está melhorando, a economia americana está decolando e o crescimento da China está estagnando, tudo isso tem alguns impactos sobre o Brasil em termos de câmbio e investimento. Já para o ano de 2016, Lanzana acredita que não há como o PIB do país crescer, mas a inflação vai cair.

“Devemos continuar com uma inflação alta acima do teto, mas vai cair, o déficit em conta corrente vai ter o ajuste encaminhado e também teremos um câmbio volátil, com isso acontecendo teremos um dólar caro no Brasil. Porém depois de 2016, o PIB será capaz de crescer 0,5%”.

O secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Dario Lopes fez uma apresentação ressaltando a importância de financiamentos para os projetos de mobilidade nas cidades, “É extremamente importante para todos terem ciência de que só um bom serviço vai permitir a sobrevivência dos seus empreendimentos e essa sobrevivência depende de políticas de financiamento que envolvam o subsidio de infraestrutura, de serviços e de equipamentos para os projetos”.

Aproveitando a participação dos associados, foi empossada a nova diretoria do Sindicato. O presidente do SIMEFRE, José Antonio Martins, agradeceu a presença e também a confiança de todos aqueles que apoiaram seu nome para mais um mandato na direção do sindicato. “Quero dizer a vocês que é de extrema importância a presença de todos e a união que temos dentro do nosso Sindicato. E digo para vocês que tudo o que estiver ao nosso alcance será feito”, disse Martins.

Comentários não são permitidos.