Sampapão realiza palestra com dicas de como “encantar” seus clientes

O Sampapão realizou no dia 27 de fevereiro a primeira palestra de 2018. O encontro, promovido em parceria com o Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi), e a Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (Fappes), teve como tema “Como Encantar o Cliente”, ministrada pelo professor Silvio Hamaué.

Segundo o professor a tecnologia influencia muito a relação que os funcionários têm com os clientes. As padarias viraram um espaço multifuncional, para bate-papo, em que as pessoas vão para encontrar os amigos, e, por este motivo, o profissional deve ser proativo, saber se comunicar, “vestir a camisa”, e, o mais importante, trabalhar em equipe.

Para tanto é necessário manter um bom relacionamento com o cliente, ser bem educado, se mostrar solicito em qualquer situação, e principalmente, ter rapidez na hora do atendimento, porque a falta de tempo é algo comum na vida da população, então, a agilidade é um item essencial.

Na opinião de Hamaué é importante refletir sobre o modo de tratar o cliente. Para tanto, afirma que é preciso pensar se você é um bom profissional na área que atua; se está preparado para ir trabalhar (se vestiu suas competências). Uma boa maneira de saber se está preparado é se perguntar: alguém já reclamou do meu atendimento na minha cara?

O palestrante lembra que ninguém gosta de ser criticado, portanto é importante se colocar no lugar do outro antes de criticar. E, principalmente, buscar um retorno da sua atuação. Do contrário fica difícil conhecer as necessidades e expectativas do cliente.

Cuide da imagem, mantenha a educação no tratar, o conhecimento sobre os produtos e serviços disponibilizados. “Quando você atende bem o cliente você também se encanta, você cresce. Outras padarias vão querer o seu trabalho.”

Fatores que influenciam o atendimento: infraestrutura (10%); tecnologia (25%), atendimento (35%). “O proprietário precisa conversar com o seu cliente. Pergunte o que ele acha dos produtos, faça o Marketing boca a boca, ele funciona muito.”

Para finalizar o professor sugeriu algumas estratégias simples de marketing, como o uso das mídias digitais, além das impressas, para fazer a comunicação com os consumidores, e assim, alcançar a excelência no atendimento, superando as expectativas das pessoas que frequentam o local.

 

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