Pesquisa Azimute revela comportamento da consumidora de calçados no Brasil

Resultados foram apresentados no Sinbi por Gustavo Campos, diretor da Focal Pesquisas

A Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e a Focal Pesquisas estiveram na noite de 24 de março na sede do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) para divulgar o lançamento da Azimute 720. A pesquisa, apresentada por Gustavo Campos, que é diretor da Focal, detalha o comportamento da consumidora brasileira, mostrando um panorama da comercialização de calçados femininos no país.

O relatório desenvolvido resulta de pesquisa realizada com 2.429 mulheres com idade média de 34 anos nas seis principais capitais do Brasil – Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Todo o trabalho culminou em um dos levantamentos mais completos sobre as características que conduzem as mulheres na realização de suas compras.

Para uma plateia formada por empresários e profissionais das áreas de marketing das empresas associadas ao Sinbi, Campos apresentou os números que indicam que a mulher brasileira contemporânea preza pela autonomia. “As lojas precisam oferecer diversidade, pois as pesquisas constatam que a comparação é um dos principais requisitos para que as mulheres comprem”. De acordo com a pesquisa 85% das mulheres entrevistadas concordam que comprar sapatos é como um vício.

Para comprarem sapatos, os principais atributos levados em consideração pela consumidora brasileira são o calce e conforto, correspondente a 63% das mulheres entrevistas, seguido do estilo e design, com 53,5%. “Portanto, não adianta apenas investir em marcas. É necessário valorizar estas características que são demanda da maioria das mulheres”, diz. Dados da pesquisa apontam que 80,2% das mulheres consideram que a qualidade do produto é mais importante que a marca. 53,3% não se importam em pagar mais caro por sapatos que “estão na moda”, porém prezam muito por atendimento de qualidade (62,1%) e preços acessíveis (62%).

Em Birigui, a produção para este segmento teve um salto de 46% de 2011 para 2012, mantendo o movimento de ascensão no ano passado.

Pesquisa Azimute - Apresentação

 

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