O BRASIL TREM JEITO

Há 31 anos um trem de passageiros estabeleceu um recorde de velocidade no estado de São Paulo: 162 km/h. Entre os passageiros o governador do Estado, Orestes Quércia. A iniciativa tinha por objetivo revitalizar o transporte de passageiros sobre trilhos em longas distâncias, o que incluiu a reforma de diversos trens e implantação de novos horários.

O que hoje é história deveria ter sido a retomada de um importante meio de transporte. Ao contrário disso, continuamos com rodovias lotadas e que não vão mais suportar o crescimento do tráfego daqui alguns anos.

Com base em tudo isso, foi relançado pelo SIMEFRE, o movimento BRASIL TREM JEITO, iniciado pelo Sindicato nos anos 90, com auspiciosos resultados. O diretor delegado do SIMEFRE, Renato Meirelles e o vice-presidente do SIMEFRE, Massimo Giavina, aproveitaram o evento da AEAMESP, para comentar em detalhes os principais eixos e ações desse movimento.

Para o diretor Executivo do SIMEFRE, Francisco Petrini, é importante resgatar esse passado, olhar o futuro e trabalhar para retomar o transporte ferroviário de passageiros que foi abandonado. Ele destaca projetos existentes e iniciativas para a construção dos trens regionais entre São Paulo a Campinas, São Paulo a Sorocaba, São Paulo a São José dos Campos e São Paulo a Santos.

Temos trechos abandonados, quase uma centena, em vários Estados do País que poderiam ser utilizados com a implantação de short lines. “Não podemos perder mais tempo. O Brasil Trem Jeito e só depende de nós.”

Confira o vídeo do dia em que o trem bateu recorde de velocidade no link https://youtu.be/MKTVP_z9w2M

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