Governo Federal zera taxa de verificação de taxímetros e medida é comemorada pela ABRAPEM e SIBAPEM

A ABRAPEM e o SIBAPEM comemoraram o anúncio do Governo Federal que isenta os taxistas da taxa de verificação metrológica de taxímetros. A medida, apresentada no dia 14 de julho em cerimônia no Palácio do Planalto, também amplia para dois anos a periodicidade da verificação subsequente e foi considerada um avanço importante para a mobilidade urbana regulada e para o setor de metrologia legal.

Representando a ABRAPEM, Rogério de Gasperi, vice-presidente da Linha Veicular da entidade, destacou que a medida reconhece o papel estratégico da cadeia produtiva da metrologia legal. “O anúncio da taxa zero representa uma conquista importante, pois alia liberdade econômica com responsabilidade técnica e segurança para o consumidor. Essa medida reconhece a importância de uma cadeia produtiva altamente técnica, que envolve a indústria nacional, oficinas permissionárias e profissionais capacitados em todo o país”, afirmou.

Para a ABRAPEM, ao reduzir custos para os taxistas e tornar o acesso aos equipamentos mais viável, o governo fortalece a mobilidade urbana regulada, preserva empregos, incentiva a formalização e estimula novos investimentos em tecnologia e conformidade.

Já o presidente do SIBAPEM, Carlos Amarante, ressaltou que a iniciativa do governo é positiva e que o sindicato seguirá empenhado na ampliação dessa política para outros instrumentos metrológicos. “A ação do governo é muito positiva. O SIBAPEM manterá a luta pela extensão dessa política para os demais instrumentos da metrologia legal”, afirmou.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), responsável pela iniciativa, destacou que a medida integra um conjunto de ações voltadas à desburocratização e ao fortalecimento da indústria e dos serviços regulados no Brasil.

Comentários não são permitidos.